segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Honra, Dignidade, Coragem



Trabalho do Luiz Felipe.
Movimento de Bombeiros e Policiais Militares do Rio de Janeiro
Posted: 12 Feb 2012 06:07 AM PST
O que está acontecendo hoje é muito semelhante ao ocorrido em 1910 na Revolta da Chibata. As principais reivindicações dos revoltosos eram: o descontentamento com os baixos soldos, a alimentação de má qualidade e, principalmente, os humilhantes castigos corporais. Hoje nós pedimos, melhores soldos, auxílio alimentação e fim da punição de prisões.

João Cândido, líder da Revolta da Chibata também foi preso em cela separada, cheia de cal virgem, sem contato. Hoje, Daciolo e muitos dos nossos estão em celas de segurança máxima.

O governo federal, em tentativa desesperada de conter a revolta, taxou João Cândido de assassino de oficiais, de insubordinado e rapidamente foi expulso da Marinha. Sobre Daciolo colocaram o rótulo de pau-mandado político, de messiânico e o governador reduziu os prazos na tentativa de expulsá-lo do Corpo de Bombeiros.

Os que fizeram a Revolta da Chibata morreram ou foram presos, desmoralizados e destruídos. Seu líder terminou sem patente militar, sem aposentadoria e semi-ignorado pela História oficial e acabou enlouquecendo. O Governo do Rio de Janeiro, comandado pela Rede Globo de Televisão, está tentando reescrever esta história com a mesma arbitrariedade e requintes de crueldade.

A pergunta que fica: deixaremos nosso movimento ter o mesmo destino?

Nenhum comentário:

Postar um comentário